domingo, 3 de maio de 2009



Gripe suína já terá morto 150 pessoas no México

O número de mortes devido à nova estirpe de gripe suína já terá atingido as 150 no México. Nos Estados Unidos, o Centro de Controlo e Prevenção das Doenças diz existirem 40 casos confirmados em cinco estados, incluindo 20 em Nova Iorque, mas são todos casos de gravidade moderada. No Reino Unido há os primeiros casos confirmados.
Subir para a fase 4 de alerta pandémico significa que a OMS considera que surgiu um vírus com o potencial de causar uma epidemia à escala global e que consegue transmitir-se facilmente de pessoa para pessoa. A fase 5 indicaria que doença já se estaria a espalhar de forma significativa entre os seres humanos.

27.04.2009 - 18h26 PÚBLICO

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória que atinge porcos, causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.
O actual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e de se propagar de pessoa para pessoa.
Desde o seu surgimento, a gripe já fez até agora 149 vítimas, e sob suspeita da doença o número é de 1600 pessoas, a organização de saúde Mundial, declarou que a doença já está a ser uma emergência na saúde pública internacional.



Contágio da Gripe Suína

A gripe suína contagia-se através das vias aéreas, como a gripe comum, com contacto directamente ou indirectamente por meio das mãos com objectos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente.

Sintomas da Gripe Suína

Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum, estão incluídos: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, e ainda surgiram pessoas com vómitos e diarreias.
Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não temos nada, e pode levar uns 6 meses para que isso ocorra.
O medicamento oseltamivir segundo a OMS, mostrou eficiência nos primeiros testes contra o vírus H1N1, mas não se pode afirmar totalmente ainda tal efeito.
O governo deve ser rigoroso nos voos vindos do exterior, certificando que nenhum passageiro, esteja contaminado, pois mesmo que os sintomas da gripe não sejam aparentes temos que estar em alerta por um período, pois algumas delas vieram de países que já estão contaminados. Ter a lista de passageiros desse período, e verificar se após alguns dias no nosso país, nenhum deles esteja a apresentar algum sintoma.



Que medidas posso tomar para evitar a infecção?

Evite o contacto com pessoas que parecem não estar bem e que tenham febre e tosse. Medidas comuns para se evitar infecções e de higiene manual podem ajudar a reduzirem a transmissão de viroses, incluindo a gripe suína em humanos.
Estas medidas podem ser simples como cobrir a boca e o nariz quando se tossir ou espirrar, usar um lenço de papel quando possível e deitá-lo fora logo após o uso.
É importante também lavar as mãos frequentemente com água e sabão para evitar que o vírus se propague das suas mãos para a face ou para outra pessoa. Outra providência é limpar a maçaneta das portas com frequência, usando os produtos normais de limpeza.
Ao cuidar de uma pessoa gripada, o uso de máscara a cobrir o nariz e a boca diminui o risco de transmissão.

É seguro comer carne de porco?

Sim, não há evidência de que a gripe suína pode ser transmitida ao ingerir carne de animais infectados. A contaminação pela carne suína, está descartada, desde que se cozinha a mesma a 71 graus Célsius, eles afirmam que o vírus não sobrevive.

Sem comentários: