domingo, 18 de janeiro de 2009

Banco Público De Células Estaminais

O que se retira do cordão umbilical de um bebé
O cordão umbilical contém “células-mãe”, que podem ser usadas como “sementes” para produzir células da medula em receptores compatíveis, em caso de leucemias, ou quando há falta de produção dessas células.

O que é, como funciona e para que serve

Em que consiste

O futuro Banco Público de Células do Cordão Umbilical assentará na dádiva e vai funcionar num sistema universal, em que todos poderão recorrer às células estaminais armazenadas através do processo de criopreservação.
O sangue do cordão umbilical é valioso, porque é uma fonte rica de células estaminais – as bases essenciais dos sistemas sanguíneo, nervoso e imunitário.


Banco de células estaminais --> Os pais, voluntariamente, autorizam, no momento do parto a recolha e dávida do sangue do cordão umbilical --> Fica acessível a todas as pessoas que precisarem (em tudo semelhante a um banco de sangue).

O que é a criopreservação
É um processo de congelação a temperaturas criogénicas (normalmente recorrendo a azoto líquido). As células estaminais para se manterem viáveis por vários anos têm de ser preservadas a temperaturas abaixo dos 180ºC negativos.



A diferença relativamente aos bancos privados de células do cordão umbilical, é que quem dá não espera nada em troca. Se precisar nada garante que as células que vai receber sejam as suas.


Como se forma uma célula estaminal

1. Células estaminais embriónicas são extraídas do interior da célula. Estas células têm potencial para se desenvolver em qualquer tipo de célula no corpo.
2. Células são colocadas em cultura com nutrientes e factores de crescimento. No processo, o blastocisto é destruído.
3. Linhas de células são produzidas quando se multiplicam e dividem. As células podem ser mantidas indefinidamente sob condições adequadas.
4. A acrescentar diferentes factores de crescimento, as células desenvolvem-se em tipos diferentes.
5. As células podem ser utilizadas em terapias de órgãos em células danificadas.



Como podem ser utilizadas
As principais aplicações das células estaminais ou embriónicas são:

Fonte: Jornal de Notícias, 16 de Janeiro de 2009

1 comentário:

Barata disse...

Estava a pensar mandar preservar, mas o meu médico informo-me que a preservação não serve para nada, é só deitar dinheiro fora. Isto porque se a criança tiver uma doença genética o células do cordão bélicas estão contaminadas é verdade???????