terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A genética da amizade!


É daquelas pessoas que faz amigos em todo o lado onde vai?


Então, fique a saber que o segredo está nos seus genes!

Os investigadores norte-americanos Nicholas Christakis e James Fowler, das universidades de Harvard e da Califórnia, respectivamente, demonstraram no seu estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences que a a capacidade para fazer amizades também é, em boa parte, hereditária.

Juntamente com Christopher Dawes, os dois investigadores analisaram os perfis sociais de 1110 gémeos, alguns verdadeiros, aqueles que partilham os mesmos genes, outros falsos, os que só têm em comum metade do código genético. Visto que os gémeos partilham um mesmo ambiente, este estudo procura desvendar o impacto que os genes têm em diversos aspectos. Descobriu-se, então, uma maior semelhança entre as redes sociais e ligações dos gémeos verdadeiros.

Uma das conclusões alcançadas foi que o grau de interconexão entre os nossos amigos depende dos nossos genes. “Algumas pessoas têm quatro amigos que se conhecem”, revela Christakis. Ou seja, “se o Dick e o Harry se conhecem, isso depende dos nossos genes do Tom”, esclarece. A pesquisa encontrou aquilo que parece ser uma tendência genética para se apresentar os amigos uns aos outros. Assim, os investigadores acreditam que pode existir uma explicação evolucionária para que uma pessoa fique no coração de um grupo ou à margem deste. Essa crença relaciona-se com o facto das pessoas que estão no meio de uma extensa rede social poderem estar mais expostas a boatos úteis, que vão desde a localização de comida até às boas hipóteses para investimentos.


“Uma das coisas que este estudo nos diz é que as redes sociais são uma parte fundamental da nossa herança genética”, esclareceu o investigador James Fowler, acrescentando ainda que é possível “que a selecção natural esteja a actuar não apenas em como de podemos ou não resistir a uma comum constipação, mas também em quem vai entrar em contacto com quem”.



Fonte: Revista Focus (semanal de 18 a 24/02/2009

Sem comentários: