sexta-feira, 27 de março de 2009

Incontinência Urinária

É possível curar ou controlar, desde que a doença seja diagnosticada a tempo.

Os sintomas da incontinência urinária são muito frequentes, no entanto, devido à vergonha e por continuar a ser um verdadeiro tabu, apenas uma minoria dos doentes são diagnosticados correctamente. Deste modo, muitos são os que ficam de fora, sem o devido tratamento que, em alguns casos, os pode curar, noutros, controlar a doença.
14 de Março é o Dia da Incontinência Urinária.
A doença pode surgir em qualquer idade e afecta cerca de vinte por cento da população portuguesa activa e mais cinquenta por cento dos idosos institucionalizados. Quando devidamente diagnosticada, pode ajudar-se o paciente a mudar hábitos e assim controlar a doença ou, então seguir determinada medicação. Há casos em que a cirurgia é essencial.
Mas, e como sempre, sem diagnóstico a doença toma maiores proporções e o seu tratamento acaba por ter custos mais elevados do que o do cancro da mama ou o programa de transplante renal. E que as incapacidades para trabalhar, as limitações na vida pessoal e social, a depressão, infecções e internamentos, são tudo custos indirectos da doença. Vale a pena diagnosticar a tempo e prevenir.

Fonte: Notícias de Sábado

Sem comentários: